Desapego é Desligamento do Ego

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Ontem escrevi bastantes textos sobre o desapego, e falamos que o desprendimento que é saber com o que se importar.
Então desapego, que vem de desapar + ego, significa, desapegar do ego.
O ego é nossa fonte de orgulho, vaidade, arrogância, inveja, cobiça e muito mais, o que nos remete a pecados do Cristianismo, pois essa religião tem uma proposta espiritual e também de desapego.
Porém nem tudo que é considerado pecado é do ego, e nem tudo que é considerado santo é do desapego. Pois as religiões não têm uma compreensão perfeita sobre psique humana da forma como ela é, existem alguns mitos no caminho.
Existe um grande preconceito religioso sobre o sexo, por exemplo, que é uma coisa que Deus criou, mas não é aceita religiosamente, é visto como algo negativo ou do baixo espiritual, por todas as religiões cristãs, como o Catolicismo, Evangelismo e Espiritismo.
Nós não nos desapegamos das coisas da luz, mas das coisas do ego sim.
Sendo assim o desapego é irmos nos libertando do gosto pelas coisas do ego, e isso é consequência do autoconhecimento.
Portanto quanto mais autoconhecimento, menos influencia do ego temos, e o ego é uma grande fonte de ilusões, que enxerga as coisas pelo interesse, distorce e reprime, e isso faz parte dos mecanismos da mente.
A mente nos engana, e estado mais desapegados do ego, não criamos ilusões por causa de nosso orgulho, vaidade, cobiça e etc. então podemos enxergar as coisas, mais como elas são.
Muitas pessoas acham que a mente é fonte de sabedoria e lógica, quando na verdade ela nos engana o tempo todo.
A mente, mente, mas o coração não, e precisamos aprender a escuta-lo, pois ele nunca mente.
Nós podemos nos enganar achando que ouvimos nosso coração, quando não o fizemos, mas ao ouvi-lo realmente, ele não fala mentira nenhuma.
Então o desapego nos leva a uma realidade que vai além do ego. Isso é o verdadeiro desprendimento.
O desprendimento não é do amor, da generosidade, do se importar com os outros, pois tudo isso são coisas da luz, mas é sim o desapego do orgulho, vaidade, ingratidão, cobiça, frieza, controlismo e etc.
O ego e mente são muito ilusórios, mas as coisas da luz não.
Fiquem com luz
Seres de luz
Senhor da Luz Prateada

 

Alguns Destaques: